terça-feira, 27 de outubro de 2009

Pinacoteca de São Paulo: algumas horas de deleite estético

Parque da Luz: depois de me deleitar com as obras da Pinacoteca,
foi a vez de apreciar a paisagem

Visão frontal do prédio da Pinacoteca.

Um de meus quadros prediletos da exposição de Matisse.

Dias atrás, em Sampa, aproveitei pra finalmente conhecer por dentro um lugar o qual já havia passado várias vezes do lado de fora: a Pinacoteca. Ao lado da Estação da Luz e com o lindo parque, também da luz, coladinho ao prédio, o lugar é bastante agradável. Lá, os visitantes podem desfrutar tanto do acervo local como das exposições temporárias.

Aproveitei que estava sozinha no dia dos professores e mandei ver: passei proveitosas quatro horas apreciando quadros, esculturas e instalações. É isso aí: certos programas como este prefiro fazer sem companhia, por conta de meu método cansativo para a maioria de ir "sugando" cada obra de arte com o olhar. Sou daquelas que olha um quadro bem de pertinho, olha de longe, olha das laterais, volta a olhar de perto, repara no tipo de pincelada do pintor, no jeito de ele trabalhar as cores, no modo que ele fez para produzir o brilho do olhar de uma figura humana, etc. Para piorar, ainda fico lendo os folderes da exposição para conhecer mais de determinadas obras. O que para muitos seria uma tortura, para mim é um deleite.

Porém, não me senti nem um pouco só lá dentro: naquela quinta-feira, havia várias pessoas fazendo o mesmo pela Pinacoteca, incluindo alguns grupos de estudantes, acompanhados de monitores e professores. O legal foi observar o interesse de crianças e jovens pelas obras e se divertir com os comentários de alguns. Um dos monitores da Pinacoteca foi mostrar um dos autorretratos de Matisse para um grupo de crianças. Uma delas comentou, em voz alta: "Ah, é fácil fazer isso...é só olhar no espelho!". Uma outra ainda falou: "Ah, nesse outro quadro aí do lado ele tá meio bravo, né, porque será?"


Por falar em Matisse, essa é a primeira vez que uma exposição individual dele vem ao Brasil. Gostei muito do que vi, adoro a forma como ele trabalhava as expressões humanas com traços simples e as cores vibrantes em suas pinturas. Para quem mora em Sampa ou vai passar por lá esses dias, fica a dica. Essa exposição dele fica na Pinacoteca até o feriado do dia 2 de novembro.

Crédito das fotos: eu mesma.

Um comentário:

Daniel Savio disse...

Interessante saber um pouco mais de ti...

Mas não sei se é errado apreciar assim algo que você goste, é o teu jeito de comungar na arte...

Fiquem com Deus, menina Sil.
Um abraço.