quinta-feira, 17 de maio de 2007

O que fazer com uma panela de pressão que não cozinha mais?

Gente, acabei de aposentar minha velha panela de pressão. Aqui em casa tentamos salvá-la de qualquer jeito, mas não teve como...não adiantou trocar aquela borrachinha, nem botar colherzinha entre a panela e o seu cabo para apertar mais, nem outra colher entre o cabo da tampa e a panela, nem saca-rolhas na ponta dos dois cabos, nem tudo isso ao mesmo tempo...nem o mais criativo dos recursos ressuscitou a pobrezinha (observem a foto, ela é real!!! Até destacamos nela os detalhes pra vocês verem melhor. A coitada tá parecendo uma obra de arte pós-moderna, ehehehhe). E nada do feijão cozinhar...e a fome só aumentando...É uma pena, mas tive que comprar uma nova ontem para substituí-la. Porém, vou contra a onda dos produtos descartáveis. Gostaria de encontrar uma nova função para minha velha panela de pressão que me prestou tantos serviços úteis ao longo desses anos. Alguém aí tem idéia de como eu poderia aproveitá-la? Está aberta a enquete, galera...podem mandar as sugestões por aqui mesmo. Estou esperando...vamos ver qual será a sugestão mais criativa, ehehehhe.

21 comentários:

Anônimo disse...

Olha, eu protesto em nome da panela de pressão! Afinal de contas ela só consegue chiar, alguém tem que dar voz a essa chiadeira toda...
A coitada ainda cozinha bem, mas assim como as pessoas quando envelhecem, ela está ranzinza e cheia de manias. É só saber onde apertar que ela chega nos finalmentes.
Espero que sugiram formas dignas de aposentadoria prá coitadinha!

Mas há uma coisa boa nisso tudo: acho que fora o rolo de macarrão (que nunca teve uso!), essa panela era dos últimos utensílios originais do nosso enxoval! Sinal que nosso casamento está resistindo bem, pelo menos melhor que a panela de pressão, eh eh!

Beijos, Mozão!

su parente souza disse...

Nossa você sabia que estava utilizando uma arma poderosíssima, se não me engano a pressão interna chega a ser por volta de 3,5 a 50 vezes maior que a pressão atmosférica.
Olha que ela gosta mesmo de você, pois um pequeno deslize iria ter feijão pela casa toda desde que estivesse bem longe dela (risco de morte). Eu particularmente acho que deve ter alguém ou uma empresa que recicle a coitadinha, porque como Nietzsche já dizia em Zaratustra: “O eterno retorno é essencialmente seletivo”. Ela poderá voltar como uma nova panela de pressão ou qualquer outro tipo de panela. Creio que ficaria mais feliz assim, pois nem todos sacam muito de arte moderna e podem rir dela. Já pensou nisto? O que você quer de melhor para ela que te serviu por tanto tempo e com segurança? Pense bem! É esta a minha opinião.
Tashi Delek! (Paz para Todos! Em Tibetano). Su

Unknown disse...

se não for o caso de transformá-la em instrumento de protesto ao utilizá-la em algum "panelaço" ou em vaso para plantar um pé de feijão e, quem sabe, chegar até a casa de um gigante que tenha uma ave que bote ovos de ouro... bem, sugiro tentar levá-la ao HOSPITAL DAS PANELAS porque, como já dizia a música, panela velha é que faz comida boa, rs! abs, Sil. boa sorte com os comentários, hehehe.

Teseu disse...

Uma enquete interessante e criativa, além de ecológica, claro.
Apesar de antiga ela tem aparência moderna demais para ficar na prateleira como antiguidade, mas era o q tinha pensado em 1º lugar.
Mas ao invés de somente aposentar, pressão ela pode ñ dar, mas certamente continua apta ao cozimento de outros alimentos, afasta ela do feijão e da carne e passa a fazer arroz nela, assim ela ainda vai durar muito.

Anayran ou Ogg disse...

KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
É, hoje em dia está difícil achar produtos duráveis como antes...
Espero que sua panela tenha uma vida bem longa!
XD
Ah sim, quando uma panela estragar de novo, não pense 2 vezes em trocar, panela boa é panela velha, mas panela de pressão velha é periog constante!
A qualquer momento ela poderia ter explodido na sua cara enquanto você tentava ressucitar a dita cuja!!!
Ah sim! Deseje-me sorte, pois esse fim de semana farei um simulado pra ver como eu "irei" no vestibular...
Pode ser que eu consiga dar aquela cagada, e ficar em 1º e ainda de quebra levar um carro zero quilômetro pra casa!
^^
Beijos!

su parente souza disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
su parente souza disse...

Houve aí um engano de dedo no meu primeiro comentário, na verdade é de 3,5 a 5,0 atm. Nossa se fosse 50 seria uma bomba com o poder de uma atômica. Só quero dar uma informação técnica: Quando cozinhamos em panelas de alumínio ingerimos um pouco desta substância, e não é muito lá saudável, por isto este tipo de panela não pode ser como dizem "areada", pois irá liberar mais alumínio o que não é bom, até para a plantinha. Ela só pode brilhar por fora.

Ana Paula Pietroluongo - CRP 01/10839 disse...

Como dar um fim digno a uma companheira de tantos anos?
Hmmmm...dificil!
Diante de tanta chiadeira ela por acaso disse a vcs o desejo dela?
8)
Ah, pode ser um novo brinquedo das gatas!!! Entrando e saindo da panela de pressao...hehehehhe..sem contar o espelinho...elas vao AMAR!
Pode ser util tbm num panelaço!!!
Ah, e para os dias que faltar agua na sua casa...ela da um otimo recipiente para armazenamento de agua!!! 8)))
Beijos

Guilherme Pedretti disse...

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
AHhh é incrivel os dias de hoje como os materiais sao descartaveis... Até carro, né!?

Uma idéia é colocar a obra pós-retrô-moderna-clássica em alguma exposição, exemplo, na portaria do MAB! Adorei a foto!
kkkkkkkkkkkk
Bjao Sil

Anônimo disse...

Sil, eu sei o q vc pode fazer com a panela, já que ela não serve mas pra fazer um "tutu" de feijão, arruma mais 2 latas velhas de tintas e coloca o doisberto pra fazer um "tumtum" na bateria.

Hehehe

Eyes in the sky disse...

Sil,
Antes de postar um comentário no seu blog, eu tenho que declarar que não consegui acessar o blog ontem, devido, acredito ao excesso de tráfego (visitadíssimo teu blog, hein?)
Bom, por outro lado, deu para fazer um tour através de meu Santo Protetor, o São Gúgol (para os íntimos, porque para os não iniciados o nome seria "Google"). Bom, São Gúgol me levou pelos mundo cibernético, e descobri duas posições antagônicas:
1. A ABCDEFGHIJL (Associação Brasileira de Cuidados e de Defesa dos Fogões e Geladeiras e Homônimos Inservíveis, Jogados no Lixo) entidade sindical, entrou com um Mandado de Segurança para fazer valer sua proteção sindical às panelas descartadas. Está preparando um documento e fará uma grande mobilização em prol das panelas velhas, alegando que há grande respaldo popular e cultural, até no cancioneiro, favorecendo a luta das panelas velhas por melhores condições de vida. Estão tentando rever a lei, para garantir uma aposentadoria integral às panelas velhas após três anos de serviço efetivamente prestado, e a garantia constitucional de que a panela usada receba um lugar de honra na casa das pessoas que a usaram, longe da cozinha, e perto da sala de estar, "como retribuição pelos relevantes anos de serviço prestados!"
Uma segunda corrente, menos "cutista" e mais aberta ao diálogo, quer que as panelas sejam levadas a um técnico, e, caso não possam mais ser reaproveitadas, sejam enviadas como sucatas, para que retornem numa próxima existência como panelas novas, ajustadas, não sem antes uma pequena cerimônia familiar pra agradecer o trabalho realizado. Ah, além da pequena cerimônia, esses representantes desejam que haja uma procissão simples, com 193 cardeais vestidos de púrpura, e doze representantes dos monges tibetanos com mais de cem anos farão uma pequena oração.
Agora, o que fazer com essa panela??? Não sei... vixe, escrevi muita coisa e acho que deixei o feijão na panela passar do ponto!!! A Paulinha vai brigar comigo!!! Fui!

Unknown disse...

SIL...
BOM... REALMENTE PANELA DE PRESSÃO QD COMEÇA A DAR PROBLEMAS....É HR DE TROCAR....MAS, JÁ Q ELA TEM UM VALOR SENTIMENTAL P VCS... USE COMO PANELA NORMAL...OU ENTÃO (N ACREDITO Q VOU DAR ESSA IDÉIA HORRÍVEL) COLOQUE UMAS FLORES....E ENFEITE SUA COZINHA.... SERÁ Q VOU GANHAR A ENQUETE COM ESSA RESPOSTA???
BJSSSSSSSSSSSSSSSSSSS

Anônimo disse...

Cara Colega:

Vi sua panela de pressão e lembrei-me de uma singela música da minha terra. O refrão dizia mais ou menos assim:

"Comprei uma panela de pressão
Prá ver se eu cozinho melhor
Eu sou solteiro não tenho compromisso.
Se eu como ou se eu cozinho
Ninguém tem nada com isso."

Parabéns pelo Blog!
Abraços,
Jean Gravier
http://jeangravier.zip.net/

Anônimo disse...

Nossa, post comentadíssimo, heim?
Mas panela de pressão é assim msm, eu que o diga, jah mandei duas pro cemitério...rsrsrs
Bom, eu sou a favor do que o Tulio disse, aposenta a "bichinha" das pressões mas continue usando-a como uma panela normal. É o que fazemos aqui em casa.
E veja só, vc sempre pode usá-la para esquentar apenas o feijão. Assim ela mata a saudade...

Anônimo disse...

olha voce precisa levar pra arrumar bastante panela de presão estão arrumadas então leva pra arrumar troca valvula troca de tudo

Unknown disse...

Oi boa Tarde e so vc levar em algum lugar q corte aluminio e mandar cortar na altura q vc desejar e deixar ela p fazer arroz ,
nossa fica uma maravilha!!!
Fika a dika������

Unknown disse...

Oi boa Tarde e so vc levar em algum lugar q corte aluminio e mandar cortar na altura q vc desejar e deixar ela p fazer arroz ,
nossa fica uma maravilha!!!
Fika a dika������

Marcelo Pedroso disse...

MEU PAI ME LEVAVA PARA FEIRA ONDE BRINCAVA DE CONSERTAR PANELA E FOGÃO FORAM ANOS E ANOS PARA CHEGAR NESTA QUALIDADE TIVE DE FAZER SENAI,ARGOS,UNI 9,E OUTROS CURSOS TECNICOS.MEU PAI ME ENSINANDO NA PRÁTICA EXERCITANDO CORRIGINDO ME TREINANDO.HOJE AINDA APRENDO MUITO COM MEU PAI SUA PRÁTICA DE ENSINO CONSTRUIDA COM AMOR ,RESPEITO,QUALIDADE.AGRADEÇO A DEUS POR TER ME DADO NESTA VIDA PAIS TÃO MARAVILHOSOS,AMÉM...Agradeço a DEUS por ter uma freguesia tão querida, fico emocionado em falar dos SENHORES e SENHORAS que nos acompanham todas as semanas, convido humildemente mas com amor carinho vir tomar café ,bater um papo e ganhar um abraço, apareçam....

Lidia G Rodrigues disse...

A minha mãe costumava mandar cortar a panela de pressão (aquela parte acima do cabo) que não funcionava mais, dai virava uma panela comum, ela usava pra fazer polenta pois era bem forte (e polenta gruda muito), e usava uma tampa de outra de pudim que também furou e se encaixava perfeitamente na panela cortada.Ela até dooou 02 panelas de pressão cortadas pra igreja fazer comida para os que vivem nas ruas. Ela faleceu em 2014, e eu tenho essa panela de pressão cortada e uso pra fazer polenta, fiz semana passada.Agora eu tenho 4 panelas de pressões também que ela não usava, ou pq caiu o cabo, ou pq a pressão não funcionava, vou ver se as arrumo pra usar ou doar pra alguém.

Lidia G Rodrigues disse...

A minha mãe costumava mandar cortar a panela de pressão (aquela parte acima do cabo) que não funcionava mais, dai virava uma panela comum, ela usava pra fazer polenta pois era bem forte (e polenta gruda muito), e usava uma tampa de outra de pudim que também furou e se encaixava perfeitamente na panela cortada.Ela até doou 02 panelas de pressão cortadas pra igreja fazer comida para os que vivem nas ruas. Ela faleceu em 2014, e eu tenho essa panela de pressão cortada e uso pra fazer polenta, fiz semana passada.Agora eu tenho 4 panelas de pressões também que ela não usava, ou pq caiu o cabo, ou pq a pressão não funcionava, vou ver se as arrumo pra usar ou doar pra alguém.

Marcelo Pedroso disse...

Sou conhecido como REI DAS PANELAS,TENHO UMA BARRACA FEIRA LIVRE SP,ENTRE YOU TUBE SAIBA MAS,ABRAÇOS...