quarta-feira, 1 de agosto de 2007

Para que serve vitamina E em papel higiênico?

Fico cada vez mais impressionada com os subterfúgios da Publicidade e do Marketing para vender qualquer produto. Um exemplo disso é o incremento do papel higiênico. Outro dia, estava prestando atenção na diversidade desse ítem na prateleira de um supermercado. Havia papéis higiênicos de diversos tipos: o branquinho tradicional, os estampados, os perfumados, e até mesmo uma marca que, dizia a embalagem, continha também vitamina E!!!!! Gostaria de perguntar a seu fabricante o porquê de acrescentar na fórmula de seu papel higiênico tal vitamina...será que ela passa por osmose para a bunda de seu usuário? Ela teria, por exemplo, a função de amenizar assaduras? Hidratar a pele? Quem aí me responde?

E por falar em papel higiênico, segue abaixo uma notícia colhida do Jornal O Globo, no dia 26 de março deste ano:

Excrementos de urso panda serão usados para fazer papel higiênico

PEQUIM - Excrementos de urso panda serão usados na fabricação de papel higiênico, papel ofício e cartões de felicitação, anunciou hoje o Centro de Reprodução de Pandas Gigantes, uma das maiores reservas do animal, na China. "O urso panda se alimenta de bambu mas não o digere bem, restam muitas fibras em seus excrementos. Agora queremos usar isso para fazer papel e estamos em negociações com uma grande empresa de papel", explicou Liao Jun.
Um panda adulto pode produzir cerca de 20 quilos de excrementos ao dia e, segundo cálculos de pesquisadores, as dezenas de exemplares que habitam o centro seriam capazes de fornecer matéria-prima para a produção de 200 toneladas de papel ao ano.

4 comentários:

Anônimo disse...

Vamos analisar a utilidade da vitamina E no papel higiênico! Abaixo segue a descrição do verbete na Wikipedia, e as observações feitas para a situação estarão entre parênteses...

A vitamina E, ou nome químico tocoferol (ufa! é com r, não com d...), é uma vitamina lipossolúvel (nessa hora, dissolver a gordura já não adianta nada, tinha que ser antes). Ela previne o dano celular ao inibir a peroxidação lipídica (se inibir a "perobização", já vai ter alguma utilidade), a formação de radicais livres (radicais livres nessa área são um perigo!) e doenças cardiovasculares (o caminho até lá é looongo). Melhora a circulação sanguínea (aí vai dar conflito com os OBs), regenera tecidos (opa!) e é útil no tratamento de seios fibrocísticos (outro caminho looongo), tensão pré-menstrual (beleza, quando a mulher estressar você manda ela cagar, e não será nada demais, só uma ajuda para passar a TPM!) e claudicação intermitente (vou ter de procurar na wikipédia o que é claudicação...). É sabido que é praticamente impossível obter dos alimentos as doses de vitamina E que combatem doenças cardíacas e o câncer (do papel higiênico, então, nem pensar!), além de aumentar a resistência imunológica - a menos que você ingira mais de 5.000 calorias por dia (ou cague umas 100 vezes e se limpe muito bem!), a maioria proveniente de lipídios.

Pode aliviar situações de stress, particularmente as geradas pelo oxigênio (será que funciona como rolha? eliminaria o stress causado por outros gases...). Este tipo de vitamina atua através do bloqueio das moléculas instáveis de oxigênio singlete (é, se bloqueia, deve dar prá usar como rolha!).

A vitamina E previne a oxidação espontânea dos elementos polinsaturados e protege, em termos funcionais, estruturas celulares importantes dos tecidos (põe importantes nisso!), supostamente através da inibição da peroxidação lipídica (inibindo a "perobização", protege mesmo!).

Essencial para o bom funcionamento do tecido muscular (o bom funcionamento da musculatura lá é tudo!);
Necessária à formação das células sexuais (mais uma vez, chegou tarde...).
É vital para o sangue
Na falta desta vitamina na alimentação pode desenvolver-se a avitaminose designada por Esterilidade (vou começar a limpar outras partes com ele, então).

Recentemente foi constatado que uma dieta rica em vitamina E pode proteger contra o mal de Parkinson (rapaz, se o parkinson chegar lá, fudeu!), de acordo com estudo da Universidade de Queen, no Canadá, publicado na revista Lancet Neurology.

O estudo, feito com base em oito trabalhos científicos anteriores publicados entre 1966 e 2005 e que investigaram os efeitos das vitaminas E e C e do nutriente beta caroteno, concluiu que pessoas que consomem verduras, nozes e óleos vegetais, têm probabilidade muito menor de desenvolver o mal de Parkinson (e quem usa o papel? e quem usa o papel?!!!).

Constatou-se que o mesmo efeito não foi verificado em relação à vitamina C e ao beta caroteno (ainda bem, senão daqui há pouco iam lançar papel com laranjas ou, pior, com cenouras!).

su parente souza disse...

Só uso desse ponto com ponto br. Esses jovens não sabem quase nada hoje!
Deixe a idade começar a pesar que também acrescentarão este ítem em sua lista de compras.
Hora gente, é para manter a bunda o mais jovem possível e combater também a flacidez bundal...
Quero ver quando olharem para o espelho e perceberem:
.você precisa ir ao oftalmo, trocar de espelho ou esta mesmo formando aquele segundo queixo no seu rosto. Hummmmmmmmm

Anayran ou Ogg disse...

Deve servir pra deixar a bunda macia, como se fosse de bebê...
Mas se bem que ter um cú saudável e bem hidratado deve fazer bem, imagina aquelas hemorróidas, que ao invés do cú ficar feio e horroroso, ele pode ficar, feio, horroroso porém hidratado!

Pode ser que ajude nisso, apenas...

Silvana Isabel disse...

Anayran, você me fez lembrar um remédio antigo pra hemorróidas, o tal do Hemovirtus (tinha até propaganda desse remédio na TV). Alguém poderia inventar a "Versão papel higiênico do Hemovirtus", aproveitando essa onda aí da vitamina E, que tal? Ehehehhehe....quem sabe esse produto não vira sucesso de vendas? :))))))))))))