quarta-feira, 22 de agosto de 2007

Que música a catedral seria para você?

"Arquitetura é música congelada". Outro dia, passando ao lado do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da UnB, vi essa frase escrita em algum lugar. Como não lembrava seu autor e achei esses dizeres aí muito bonitos, resolvi colocá-los no "São Google", grande oráculo deste início do século XXI, para descobrir. Porém, encontrei até agora três supostos autores: Goethe, Schopenhauer e Shelling...como estou agora com muito sono, sem paciência e tenho aula amanhã cedinho, vou deixar esse exercício pesquisatório para depois. Ou talvez, nem precise. Acho que será mais rápido e fácil encontrar a resposta no próprio Departamento de Arquitetura.

A foto acima é do teto da catedral de Brasília, o crédito é de Pity Ribeiro. Lanço aqui um desafio...se "arquitetura é música congelada", que música seria a catedral para você?

3 comentários:

Ana Paula Pietroluongo - CRP 01/10839 disse...

La vai:
Quando vejo a catedral me vem essa musica...
"A paz invadiu o meu coração...de repente me encheu de paz...como se o vento de um tufão...arrancasse meus pés do chão..onde eu já não me enterro mais (...)"

Beijos

Anônimo disse...

Vendo a foto, penso mais nas músicas clássicas (eruditas). Talvez "Jesus Alegria dos Homens" de Bach

Sílvio Lopes disse...

Olá,Silvana e colegas em geral!
Sou músico e estou fazendo o meu trabalho de conclusão de curso da FAURO...creio que para sabermos que música é, temos que traçar parâmetros da música com a arquitetura, especificar elementos fundamentais entre as duas, para que cada obra de arquitetura soe como música...assim como os detalhes de esquadrias, pinturas, ornamentos em geral estão para solos melódico, uma fundação e toda sua estrutura está para acordes cheios, com dissonâncias ou não, entende?
Estou tentando criar uma maneira de nós ouvirmos o som que cada arquitetura tem...mas me parece que a frase é de Goethe...ou Le Corbusier? Ou...
Abço,
Sílvio Lopes