domingo, 11 de novembro de 2007

Tenho o direito de não gostar de futebol

Os amigos mais próximos estão já cansados de saber: não gosto de futebol. Época de Copa do Mundo para mim é um verdadeiro desconforto. Boa parte dos brasileiros fala mal de ditaduras mas parece que pouca gente percebe que o gostar de futebol é uma espécie de ditadura por aqui...porque todo mundo é obrigado a gostar desse esporte? Com licença, eu tenho o direito de não gostar. Assim como tenho também o direito de não gostar de bife de fígado, catupiry, Axé Music...Já pensou se baixassem um decreto dizendo que todos os brasileiros deveriam comer um bife de fígado por dia, com direito a um fiscal te olhando para realmente comprovar se você comeu? Quem não gosta iria sofrer às pampas. É fogo, em época de Copa do Mundo quase todas as pessoas à sua volta te obrigam a assistir os jogos, a vibrar com os gols do Brasil. Se você não assiste aos jogos, é visto como um ser de outro Planeta.

Mesmo não gostando de futebol, anos atrás eu torcia pelo Brasil na Copa. Até que, na Copa da França (1998), fiquei muito frustrada com aqueles acontecimentos estranhos. Apareceram várias versões sobre a derrota do Brasil, teve o tal "amarelamento" do Ronaldinho...desde aquela Copa, tenho para mim que esse evento é um jogo de cartas marcadas. Parei então de torcer. Tenho uma infinidade de coisas mais úteis para fazer durante os jogos.

Mas o pior de tudo é quando alguém chega e pergunta: "Po, mas você não é patriota? ". Aaaaaaaaaaah, se me deixarem, deito umas cinco horas de falação direto sobre esse tema. Torcer pelo Brasil na Copa pode ou não ser um ato de patriotismo. Depende. O triste é que muitas vezes não é. Patriotismo é algo muito maior que isso. Para mim, um dos atos concretos de um verdadeiro patriotismo seria não emperrar o funcionamento do país durante a Copa do Mundo. Por exemplo, não paralisarem o atendimento de vários centros de saúde e hospitais durante os jogos...façam um esquema de plantão, de revezamento, sei lá, mas não paralisem o serviço...Alguns fazem isso. Outros, não.

Ontem, durante uma conversa com amigos, um deles lembrou da Copa de 2014 no Brasil. Já que tomaram essa decisão, que façam a coisa direito. E torço para que o evento traga alegria e empregos para muita gente, movimente a economia do país, etc. Mas não se esqueçam do PATRIOTISMO, por favor. Dentro do PATRIOTISMO se inclui o RESPEITO ÀS PESSOAS, o RESPEITO ÀS DIFERENÇAS, O RESPEITO À VIDA.

Marca extraída de www2.uol.com.br/cbf/fotos/marca2014.jpg

4 comentários:

Anônimo disse...

Concordo plenamente, você tem todo o direito de não gostar de futebol! O que não é "aceitável" é ver você torcer contra, só pelo fato de não gostar... Porque aí é uma contradição, se "torce contra" você está participando, gostando ou não!
Quando se trata de seleção, então, é realmente falta de patriotismo torcer contra, porque você está querendo que milhões de pessoas do seu próprio país (que curtem futebol independente de qualquer viés político, elas simplesmente "gostam"!) venham a sofrer, e isso é ruim para qualquer nação, baseado em estudos psicológicos e econômicos feitos em época de copa do mundo, que indicam haver ganhos e perdas no país conforme o desempenho da equipe.
Sendo assim, se você não gosta, então não goste, e pronto!
Respeite a vontade da maioria, outro princípio básico da democracia, e evite confrontos desnecessários, eh eh!
Aliás, sugiro até que as pessoas que não gostam de esporte se reunam durante esses eventos e façam um sarau, uma roda de leituras, quem sabe até um grupo de discussão filosófica, para discutir, quem sabe, o fato de os esportes serem a salvação da humanidade, que aprende aos poucos a se degladiar sem se matar, aprende que é possível haver vencedores e vencidos convivendo, e que os vencidos podem ser vencedores um dia, dando às pessoas, e mesmo às nações, a esperança de que um outro mundo é possível, mas não aquele mundo que está só no papel, na ideologia, na ingenuidade juvenil, e sim um mundo que se constrói quando se sua muito, se põe os pés no chão e as mãos à obra!
Viva o Direito Individual!
Viva o Esporte!
E viva o maior deles: o Futebol!

Anônimo disse...

Meu caro, eu respeito a vontade e o gosto da maioria nessa dita "democracia" QUANDO RESPEITAM OS MEUS. Sou a favor da recíproca. Como já me senti TREMENDAMENTE desrespeitada e até mesmo SERIAMENTE ACHINCALHADA por não gostar de futebol, minha reação é esta.

Reitero que não acho falta de patriotismo torcer contra...tudo bem que existam esses estudos feitos em época do Copa do Mundo..mas..isso me faz refletir mais ainda: quer dizer que ganhos e perdas em vários países são afetados por desempenhos de equipes de Futebol? Meu Deus...sem comentários. Isso aí já diz tudo...

Quanto ao fato de os esportes poderem ser a salvação da humanidade, depende. O esporte em si educa, e muito. O problema é toda a articulação que se faz em volta de grandes eventos, que nem sempre é limpa. E tem outra coisa: uma de minhas implicâncias é o fato de haver excesso de destaque apenas para determinados esportes. Por que não incentivar a prática e o patrocínio de outros esportes menos visados também Brasil afora?

Viva o direito individual!
Viva TODOS os esportes!

Anônimo disse...

Que tal então aproveitar a situação e dar o exemplo? Ao invés de se igualar àqueles que desrespeitam seu direito individual, respeite o desejo da maioria e simplesmente se mantenha neutra!

Quanto ao fato de resultados de jogos de copa (e de muitos outros esportes também!) influenciarem psicológica e econômicamente as nações, isso significa simplesmente que a dimensão esportiva é hoje uma das mais influentes na vida das pessoas, ocupando o espaço de outra coisa que, acredito eu, é bem mais deplorável: as guerras! Continua sendo "Panis et Circus", mas o "Circus" de hoje é saudável e bem menos fatal...

Quanto ao fato de uma copa "parar" tudo, mais uma vez só mostra o quão importante é o esporte hoje! Simplesmente a Copa, como as Olimpíadas, são hoje "eventos", e como outros eventos importantes para o povo, como Carnaval, Natal e Ano Novo, o dia-a-dia é alterado durante a ocorrência dos mesmos! Pessoas morrem por falta de atendimento durante a copa? Sim, como morrem (e em proporções bem maiores!) no Natal e Ano Novo! Devemos eliminar esses eventos também?! Creio que não...

Espero que tenha conseguido deixar claro isso: não é a Copa que pára tudo, é a realização de um evento importante para as pessoas que faz isso! Se a Copa é "naturalmente" ou "artificialmente" importante, isso é outra discussão, mas a importância já está arraigada na sociedade, e não me venha dizer que isso só acontece no Brasil e blá-blá-blá, você sabe que na Espanha e Itália, por exemplo, é muuuuuito pior!!!

Quanto à sua última colocação, concordo plenamente: todos os esportes deveriam ter mais destaque, mas você, como jornalista, sabe bem que os "destaques" na mídia não vêm à toa, é preciso algo para rebocá-los, tipo um Guga para o tênis, um Bernardinho para o vôlei, uma Daiane para a ginástica... Quanto mais incentivo, quanto mais gente fazendo esporte, menos difícil será encontrar esses "reboques". E não vai ser "torcendo o nariz" prá um esporte que você vai incentivar os outros, não é mesmo?!

Beijos esportivos!

Bella disse...

Apoiada! Apoiada! Mas cocordo que torcer contra é entrar em contradição, pq o simples fato de torcer diz que participa do negócio ;)
Eu tb ñ curto futebol ñ. Já gostei qdno era mais nova, já joguei com os colegas e até entendo algumas coisas no que diz respeito a regras, mas hoje, futebol pra mim só em Copa do Mundo e olhe lá.
Acho que todos deveriam respeitar o direito de pensar o que quiser, e gostar (ou desgostar) do que quiser.