segunda-feira, 1 de setembro de 2008

Experiências com a enxada no interior de Goiás

Hoje estou teclando com as mãos um pouco sofridas. Eu e Humberto fomos capinar um terreninho em Pirenópolis, Goiás, este final de semana. Até que, apesar de nossa falta de experiência nessas "práticas agrícolas", o trabalho rendeu. Acho que conseguimos dar uma limpada em quase um terço do terreno...

É minha primeira experiência com a enxada. Apesar de grande parte de minha família do lado materno viver no interior e boa parte dela mexer ou já ter mexido com roça, eu nunca havia experimentado antes trabalhar com a enxada. Minhas únicas experiências "agrícolas" se resumem a plantar feijão no algodãozinho quando estava na escola, ajudar uma vez na colheita do feijão com meus primos na roça quando era adolescente e cuidar das plantinhas que tenho na janela do apartamento.

Quando Humberto me passou a enxada e experimentei a primeira "puxada" de mato, tive a sensação de que conseguiria nunca trabalhar com aquela ferramenta. O troço era pesado e o mato não obedecia à força que eu fazia com esse instrumento para tentar tirá-lo. Fiquei meio frustrada. Porém, senti-me desafiada.

Aos poucos, fui me familiarizando com a dita cuja. E descobrindo que não era só uma questão de força, mas também de um certo jeito. Eu não sabia, mas a enxada tem uma manha: você tem de fazer um certo joguinho entre sua mão, a força e o movimento de queda da parte cortante. Cada vez que eu conseguia arrancar uma touceira de mato enorme eu me sentia vitoriosa. É uma sensação bem gostosa. Aí, eu me empolguei e fui arrancando mato, arrancando mato...só parei mesmo quando o corpo não aguentava mais. Quando olhei o montinho acumulado do tanto de mato que eu tinha conseguido arrancar, quase não acreditei.

Adorei a experiência, apesar das dores no corpo todo, das mãos com bolhas, feridas e alguns pequeninos cortes, causados nos momentos de puxar o mato. À medida que a gente vai limpando um terreno, parece que vai faxinando também a mente e o coração. Isso sem contar que é um meio de perder calorias e exercitar o corpo. Pelo menos, para mim, é melhor e mais divertido que academia!

Nenhum comentário: