sábado, 20 de setembro de 2008

Receita do Bacalhau da Sil

Hummm...me dá fome só de rever a foto...
Bacalhau da Sil: mais uma receita na parada de sucessos culinária daqui de casa!

Gente, estou feliz! Aproveitando as ofertas da Semana do Pescado, compramos um pedaço de bacalhau que estava bem em conta. Na semana passada, fiz o dito cujo e deu certo, ficou muito gostoso e foi aprovado pelo Humberto: meu primeiro bacalhau! Fiquei tão contente que vou socializar a receita aqui. Lá vai:

Você vai precisar de:

- Batatas

- Queijo

- Cebola

- Alho

- Azeitonas pretas

- Pimenta do Reino

- Bacalhau (claro...)
Pegue uma travessa refratária ou assadeira e unte-a com azeite. Coloque as batatas cortadas nela, depois os pedaços de bacalhau, a cebola cortada, as azeitonas. o alho socado. Polvilhe um pouco de pimenta do reino e coloque um pouco de azeite por cima de tudo (um pouco, hein, não vá exagerar...). Cubra a travessa com papel alumínio e leve ao forno por aproximadamente 1 hora. Quando estiver perto de completar esse tempo de assamento, tire o alumínio e salpique com pedacinhos de queijo.

Em relação às quantidades de cada ingrediente, depende. Sou que nem minha mãe que, quando cozinha, faz muitas coisas "pelo rumo", como ela mesmo diz. Eu costumo olhar umas receitas e sair adaptando, conforme o humor, a inspiração e/ou as necessidades. Nessa receita aí usei 1 cebola grande, 5 batatas grandes, 3 dentes de alho socados, vários pedacinhos de queijo e uma porção generosa de azeitonas. Em relação ao bacalhau, foi um pedaço grande, não me perguntem quanto pesava, porque já não lembro mais. Só lembro que usei bacalhau Saithe dessalgado, e foi ótimo, pois não tenho paciência para ficar trocando água de bacalhau por horas e horas....

Pra mim, uma das graças de ir experimentando receitas é fazer adaptações. Por exemplo, como aqui em casa somos fãs incondicionais de cebola, costumo aumentar a quantidade desse ingrediente em várias comidas. Na receita original desse bacalhau, na qual me inspirei para fazer o meu "personalizado", não leva queijo, mas eu acrescentei. Em compensação, não coloquei ovo cozido. E por aí vai....e não é que estou começando a gostar de cozinhar, finalmente?!

PS: Lóiza e Gisele, se quiserem, podem colocar essa receita aí no vosso http://dezminutosepronto.blogspot.com/ .


Crédito da foto: Humberto.

3 comentários:

LuLu disse...

Positivo e operante, Sil!!! Colocarei no blog, e vou testar aqui em casa com o maridao. ;-)

Se vc resolve começar um blog culinario, pela amostra a concorrencia vai ser pesada, hein?
Hehehehehehe.

Beijo.

Unknown disse...

Nós vamos querer provar, hummmm, pela foto deu água na boca......

Sapphirè Garnet disse...

SIL ISSO NÃO SE FAZZZZZZZZZ!!!
Aqui tá um frio danado, pedindo um bacalhauzinho feito esse aí com um bom vinho e uma boa companhia!!!
Ameiiiii.
As fotos estão DI VI NAS!!! Até senti o cheirinhooooooo!!!
Beijão flor!