segunda-feira, 8 de outubro de 2007

Ciberespaço: o lúdico e o acadêmico se encontrando

A pergunta que a Carol fez no link de comentários no post de domingo é muito interessante: "Sil, vc está querendo aumentar seu IBOPE ou fazer um estudo sociológico?"A resposta (ambas as alternativas e muitas mais!) pode dar origem a dissertações de mestrado e teses de doutorado. Aliás, há várias pesquisas já girando em torno da blogosfera em diversas áreas: Comunicação, Sociologia, Antrologia, Linguística, entre outras.

Um dos motivos pelos quais eu faço esse blog é para me divertir. Assim como muitos adoram, por exemplo, jogar futebol, passear em shopping ou jogar cartas, eu adoro escrever. E o mais legal: como o espaço é meu, eu escrevo o que der na telha mesmo, ao sabor do vento. No jornalismo, a gente geralmente é obrigado a seguir um monte de padrões no trabalho do cotidiano. Aqui, eu faço realmente o que quero e do jeito que achar melhor. Mas não me divirto apenas escrevendo, eu adoro observar também a reação das pessoas a alguns posts, por meio de comentários no próprio blog, scraps no Orkut, emails, MSN, Google Talk ou "ao vivo".

Outro motivo para eu gostar de "blogar" é que, observando as reações das pessoas, e também o trânsito de internautas por meio das ferramentas de medição de acessos, faço deste espaço uma espécie de laboratório sociológico e comunicacional. Às vezes de maneira sutil, às vezes de maneira escancarada mesmo, como foi no post de ontem. O "Esquina da Sil" acaba tendo um vínculo com minha futura pesquisa de doutorado, que está relacionada ao tema da Cibercultura. E, às vezes, "brincando" com meu blog, tenho "insights". É ótima essa sensação de estar ligando o lúdico ao acadêmico, muitas vezes pertencente a "mundos separados".

Sobre o IBOPE, fico feliz quando ele aumenta. Porque outro motivo de eu manter esse blog é a vontade de ajudar a divulgar o trabalho dos amigos artistas, sejam eles músicos, escritores, atores, etc. Aliás, não só os amigos. Quando gosto do trabalho de alguém que não conheço pessoalmente, também ajudo a divulgar, de uma forma ou de outra. Mesma coisa com iniciativas sociais interessantes. É uma gota de água no oceano mas, enfim, é algo que está a meu alcance e posso fazer. Afinal, é como o argentino Leon Gieco diz na canção "Solo le Pido a Dios": "Que la reseca muerte no me encuentre, vacio y sólo sin haber hecho lo suficiente..." (Aliás, o Leon é um de meus cantores prediletos que marcam presença na lista de vídeos aqui do blog).

OBS: Ilustração extraída de djamb.wordpress.com/2007/06/25/a-blogosfera/

2 comentários:

Ana Paula Pietroluongo - CRP 01/10839 disse...

Nossa Sil...estava aqui pensando sobre o seu estudo ludico-academico!
Com essa sua estatistica... vai ser facil tbm traçar o perfil atitudinal de cada pessoa que acessa o seu blog!
Eu mesma ja estava aqui pensando no meu perfil...fazendo meus auto-monitoramentos...hehehehehe!!!

Beijos

Ana Paula Pietroluongo - CRP 01/10839 disse...

Enfim...outras facetas objetivais (?) para o seu blog!!! hehehehehe...
é claro que esta altamente inviezada pelo meu olhar!!! hehehehehe...
Como nao ser???

Beijos