sábado, 21 de março de 2009

A delícia de aprender a fazer crepe em casa

Foi o cara da foto que me ensinou a fazer crepe!


Ontem regozijei-me com uma pequena grande alegria: o de aprender a fazer um gostoso crepe em casa. Alguns amigos mais próximos devem estar estranhando isso pois eles estão calejados de saber que tomei uma certa repulsa a essa iguaria. Porém, explico: a origem do "trauma" remete ao hábito de muita gente comemorar aniversários aqui em Brasília em creperias. Essa moda já vem de alguns anos e, de tanto ir nesses eventos, enjoei, passei a fugir desse prato como o diabo foge da cruz...

O que passei a fazer foi comer antes de sair de casa ou pedir direto uma sobremesa na creperia para disfarçar. Ou ainda, quando tem e não custa os olhos da cara, peço um outro tipo de prato. Mas, voltando ao foco de hoje, a questão é que eu gosto sim de crepe, mas aquele da massa mais fininha, com carinha mais francesa. E foi justamente esse que aprendi a fazer por meio do programa Chef a Domicilio, do australiano bonitão Curtis Stone.

O bom é que o tal crepe é bem facinho de fazer. Se você estiver sem fazer nada em casa esse final de semana, que tal tentar? Eis aí abaixo a receita:

1 xícara de farinha de trigo

1 xícara e meia de leite

Meia Xícara de creme de leite

2 ovos

Misture todos esses ingredientes e deixe descansar a massa por 1 hora. Depois, é só untar uma frigideira e botar a massa do crepe lá para grelhar. Quando as bordas do crepe estiverem com pequeninas bolhas ou estiverem meio tostadinhas, aí você pega uma espátula ou coisa parecida e vai desgrudando cuidadosamente a massa da frigideira. Quando reparar que ela toda já está desgrudada, vire com cuidado e grelhe o outro lado. Depois, é só colocar o recheio de sua preferência, dobrá-lo com elegância e se deliciar.

7 comentários:

Unknown disse...

Qq hr vamos testar a receita?! :-P

Menina de óculos disse...

Eu adorooo crepe.
Mas eu num vou mentir não...eu gostei muito mais do cara da foto..
Sil...pere pra ele me ensinar tbm??

srsrsrsrs

bjs

Lia_Lioca disse...

Esses programas já estão fora de moda mesmo, e ainda existem pessoas a irem no grepe só para cada pessoa que come crepe pagar 1 centavo pelo crepe dela e ela sair ganhando com direito a uma sopremesa também.
Gostei da ideia de fazer crepe em casa, ai sai do nosso jeito, do nosso gosto e também pode ser que ainda saia crepe sem grutem. Não é mesmo?
1000 beijos

Juli disse...

Já vi esse cara umas vezes, mas nunca decorei uma receita dele. Legal a música q está tocando no seu blog, é bonita a voz da cantora, né?
Bjos
Juliana

P.S. Eu respondi seu comentário na comunidade da SN, q disse q gostava de blog, lembra?

Juli disse...

Agora li o post, é enjoa mesmo o povo comemorar níver em creperia, tenho uma amiga q vivia fazendo os nívers dela sempre na mesma creperia, só fui uma vez, da outra vez estava viajando, mas é bom mesmo o crepe doce.

Unknown disse...

vamos telefonar para a creperei, hein?!

Daniel Savio disse...

Hua, kkk, ha, ha, tudo é fase, pois também de viciar algo até começar a enjoar, ai sai a procura de algo "novo" para comer...

Fique com Deus, menina Sil.
Um abraço.