quinta-feira, 5 de março de 2009

Virei fã dos encantadores cachorros chilenos - Parte I

Nosso cachorro guia turístico em Puerto Varas.
Cachorro fashion em Valparaíso, no Chile.

Cachorro de rua na praça do Palácio de La Moneda, em Santiago do Chile.

Gente, e por falar em bichos, acabei esquecendo nos rascunhos dois textos que havia escrito depois de ter voltado do Chile ano passado. Resolvi ressuscitá-los agora. Ambos são sobre os lindos cachorros chilenos. Lá vai o primeiro...

Uma das coisas que mais me chamou a atenção no Chile é a quantidade de cachorros nas ruas. A maioria deles bonitos, bem peludos e com algum charme próprio. É até difícil enumerar os perros os quais apelidei por lá: cachorro "miss", cachorro maluco, cachorro "lombada canina", cachorro "guia turístico", cachorro" fashion", cachorro "devorador de empanadas", cachorro carente (a maioria deles), cachorro vigilante, cachorro "polar", entre tantos outros...

O cachorro "miss" era um todo elegante, preto, com detalhes brancos nas patinhas, que costuma atravessar e "desatravessar" a rua a todo momento perto do sinal da Avenida Alameda, bem próximo ao Palácio La Moneda. Pelo jeito, ele queria mesmo era se exibir, tanto para os turistas, como para os moradores de Santiago. O cachorro maluco ou "lombada canina" era um que ficava também naquelas proximidades, latindo para os carros que passavam, praticamente se jogando na frente deles. Parecia querer evitar que os motoristas corressem demais.

O "Guia Turístico" era um tipo bem fácil de encontrar: achamos vários e em cidades diferentes. Lembro-me especialmente de um na cidade de Puerto Varas que passou mais de uma hora nos seguindo, ou melhor, nos guiando. Estávamos fazendo uma longa caminhada em torno do Lago, com nosso novo amigo. Às vezes ele disparava na nossa frente para sentar-se lá adiante e descansar um pouco. Quando passávamos ao lado dele, voltava a andar na nossa frente. Somente nos largou quando encontrou outro cachorro (ou cadela?). Acho que muita gente pensou que fôssemos seu dono.

Também vi vários cachorros "Fashion", com seus modelitos de inverno. Um que me chamou a atenção em especial foi o que encontramos numa Feira de Artesanatos no Porto de Valparaíso. Estava lá, sossegado, portando um pequeno cachecol em seu pescoço.

(Continua amanhã)

Crédito da foto: eu mesma.

3 comentários:

Anônimo disse...

Cchorrinhso lindos mesmo *-*
Pena que aqui a maioria dos cachorros na rua é feio, eca!

bj

Mori disse...

A última foto o cachorrinho é lindo. Será que não tem um de pêlo curto pra adotar?

Bella disse...

Não sou muito fã de cachorros(prefiro gatos), mas ando muito sensível ultimamente, depois de ter visto fazerem abaixo assinado na rua pra mandarem embora os cachorros do meu namorado...injustiça com os bichinhos!!!
Adorei o cachorro "fashion"...hehe