terça-feira, 17 de junho de 2008

De novo com Soroche


Voltando às narrativas de viagem, olho para essa foto aí acima na qual estou toda sorridente e feliz. Acho graça desse sorriso, pois já estava começando a sentir os efeitos do soroche* mais uma vez e, na verdade, já queria disfarçar o mal estar...

Um dia antes de partir para Lima, meu pai resolve me mostrar um mapa do Peru para eu ver o trajeto que faria, via terrestre, entre aquela cidade e Aguaytia, que fica mais ou menos a umas duas horas antes de Pucallpa, já perto da fronteira com o Brasil, pelo estado do Acre. Eu, ingenuamente e alheia às geografias, achava que, desta vez, não passaria pela Cordilheira e estaria livre do soroche...que esperança...ao olhar o mapa, deparei-me com uma baita cordilheira no caminho por onde iria passar. Pensei: "Ih, vai começar tudo de novo..." (amo as grandes alturas, mas sempre passo mal com isso). Pelo menos, desta vez, foi uma passagem rápida pela região peruana mais próxima do céu.

Rápida apesar da parada que eu, minhas tias e centenas de outras pessoas tivemos que dar na estrada por causa de uma greve de mineiros. Algumas pessoas nos informavam ("No hay pase, señoras!") que a partir de determinado ponto, ninguém poderia passar, pois alguns grevistas estavam atirando pedras dos altos das montanhas para atingir a quem ousasse fazer isso. Credo! Uma das tias brincou dizendo: "Isso tudo faz parte da viagem que planejamos, ahahahha". Ficamos na expectativa de saber quando a estrada seria reaberta. Aquilo poderia tanto durar mais uma hora, como várias horas, talvez até dias (!!!). E eu ali, começando a ficar "sorochada": meu reino por um balão de oxigênio...ah, se vendessem isso na estrada como vendiam batatas com ovo, refrigerantes, e outras coisas mais....


Crédito da foto: Tia Chabela.

* Soroche é o mal das alturas, que acomete muitas pessoas que vão viajar a grandes altitudes. Alguns sintomas são dor de cabeça, falta de ar, tonteira, enjôo. A intensidade pode variar de pessoa para pessoa. Em algumas farmácias, vendem um comprimido chamado "Sorochi Pills". Para algumas pessoas funciona, para outras não, como é o meu caso. Para mim, mascar folhas de coca e tomar seu chazinho ajuda um bocado a lidar com esses efeitos.

Um comentário:

su parente souza disse...

Tudo lindo, divertido e maravilhoso.
Mas você não lambeu cacto nenhum ai heim, Magali?