quarta-feira, 11 de junho de 2008

Dos Andes à Amazônia: mudança brusca


Eu e mais três tias contratamos um taxista que nos levou de Lima, capital peruana localizada no litoral, à cidade de Aguaytia, na Amazônia. Essa, com certeza, entra para o rol de minhas viagens mais inesquecíveis, pois nela passei pelas três grandes regiões do Peru: Litoral, Serra e Selva. O que os peruanos humildemente chamam de Serra é a região da Cordilheira dos Andes. Quando falam de Selva, referem-se à Amazônia daquele país, na qual moram a maioria de meus primos e tios.

Um de meus primos havia avisado para eu não dormir no carro, para poder ver a troca brusca de vegetação. Estava realmente morrendo de sono, minhas tias no banco de trás totalmente adormecidas...fiquei com vontade de imitá-las. Mas resisti bravamente, curiosa. E, realmente, fiquei surpresa, extasiada, ao notar que as enormes montanhas peladas das cordilheiras se transformam, como que por encanto, naquela densa, verde e exuberante floresta amazônica. Meus olhos viam, mas o cérebro não aceitava...como pode a paisagem mudar tão bruscamente assim? Dá a impressão que Deus pegou algum controle remoto, apertou uma tecla e zum: mudou tudo! Uma pessoa poderia se dar ao luxo de ficar com um pé na Serra e outro pé na Selva...E tem mais: poucas horas antes, talvez umas três ou quatro, estávamos passando ao lado de montanhas nevadas...como pode isso?

Crédito das fotos: eu mesma.

Um comentário:

Anônimo disse...

Sil... Não vou falar só sobre essa postagem, mas vou falar sobre todas pois adorei cada uma delas, suas viagens são mesmo uma verdadeira aventura, pelo visto vc se diverte e tambpem diverte bastante a quem te acompanha... Quanto a do show de Kleitone Kledir está uma cobertura completa, as fotos estçao cada uma mais linda que a outra! Menina é incrível como vc nos consegue fazer ler sem nos cansar e sempre ficamos com um gostinho de quero mais. Parabéns por suas belas viagens e obrigada por compartilha-las conosco, sinto-me até como se estivesse ido com vc! Amei! Um beijão e continue nos mantendo informados.