sexta-feira, 13 de junho de 2008

Deus estava inspirado quando inventou o cupuaçu

Breve pausa nas narrativas de viagem, pois essa minha "aventura caseira" tenho de contar aqui, a pedidos. Essa semana não resisti e, apesar do preço (uns onze reais, mais ou menos, dependendo do peso da fruta), resolvi comprar um cupuaçu ao vivo e em cores para fazer musse. Porém, chegando em casa, é que me dei conta de sua casca, dura como a de um coco. Como abrir então o dito cujo? Esperei Humberto chegar. Ele olhou a fruta e buscou um martelinho. Mandou ver. Dali a pouco, a casca se parte e mostra seu recheio. Porém, seu interior estava com parte embolorada... que preguiça! Fui trocar a fruta no supermercado somente no dia seguinte. Por sorte que lá, como o moço não sabia verificar qual cupuaçu estava bom, acabou rompendo a casca para mim. Embrulhou cuidadosamente a fruta numa película plástica e eu fui para casa pensando: "Que bom, menos um trabalho para fazer o musse".

Que nada. Ao desembrulhar o cupuaçu, dei de cara com suas sementes em meio ao seu branco recheio. Resolvi seguir as recomendações da Simplicista em seu blog. Havia consultado o grande óraculo São Google antes e me deparei com sua narrativa. Agora é a minha vez de sofrer. Malucat, uma de minhas gatas, olhava para mim como quem pensa: "Vamos ver o que ela vai aprontar desta vez". Como não me restava outra estratégia, lá fui eu tirando as sementes todas com o tesourão...me senti como que dissecando um "cadáver frutal". Demorei um tempão fazendo isso e a Malucat, curiosa, continuava a me observar...quando terminei, feliz da vida misturei o recheio da fruta com creme de leite de soja e leite condensado desnatado, para vocês verem que não enfiei de vez o "pé na jaca" (ou melhor, no cupuaçu). Algumas horas depois, eu e Humberto fizemos a festa com a trabalhosa, mas feliz sobremesa, cujo resto só durou até o dia seguinte, não sobrou nem para a Malucat lamber a tigela! Realmente, o musse de cupuaçu está no "Hit Parade" daqui de casa, nos primeiros lugares, junto com o musse de lúcuma (vide o post de 10 de junho) ...Deus deveria estar muito inspirado quando criou essas frutas!


2 comentários:

su parente souza disse...

E o que fez da casca? A maior parte das vitaminas esta nela. Como pode ser aproveitada. Adubo, artezanato, cadinho para comida chinesa ou japonesa. E as sementes então, não dariam um belo colar.
Menina Sil, precisa ainda terminar essa matéria, fazer outro doce e tentar abrir com serra elétrica ou marretada mesmo para transformar tudo em massa.

Anônimo disse...

Eu nunca comi um Cupuaçu, sonho de vontade de comer um....
Eu adoro o cheiro (pelos produtos de uma empresa de cosméticos)mas, nunca tive a oportunidade de comer um....!

Se algume quiser me enviar um, estou aceitando tudo, fotos, casca, sementes... etc!
O endereço é?
Rua Lázara Silva, 410 Belvedere II
Divinópolis - MG
35501-329

Se for me mandar a fruta , me avise, pois se quiser eu compro ela de vc!!