quinta-feira, 12 de novembro de 2009

O Apagão e as cigarras...sinal de algo que está por vir?

Assim que vi anteontem à noite a notícia do Mega-Apagão na TV, lembrei-me de mensagens frequentes de companheiros do Equador pelo Facebook que, nos últimos dias, queixavam-se de apagões. Pensei: Será que isso é contagioso?! Até peguei emprestado a ilustração acima do Face da Priscila Medina, de Quito. Ontem, me explicaram que lá estão fazendo racionamento de luz todos os dias porque a usina hidrelétrica não está dando conta...

Aqui no Brasil, pelo que ando lendo e ouvindo, parece que o problema teve origem em circunstâncias climáticas. Isso é preocupante. Nos dias de hoje, com tantas tecnologias sofisticadas à disposição do ser humano por aí, será que não há alguma forma de deixar o sistema de energia elétrica mais protegido de vendavais? Lembrei-me do famoso furacão Katrina que devastou New Orleans, nos Estados Unidos, anos atrás e de outros tantos "ventos estressados" e chuvas exageradas que volta e meia aparecem em várias partes do Planeta. No caso do Katrina e tantos outros mundo afora, a coisa foi um pouco pior pois ficaram dias e dias sem energia. Se na terça à noite e na quarta o apagão de Itaipu gerou tantos problemas para tantas pessoas no Brasil e no Paraguai, imagina ficar muito mais tempo sem eletricidade?!?!

Pensar muito nisso chega a me dar um pouco de medo sobre o que pode estar por vir. Como se não bastasse o grande apagão desta semana, Humberto me atentou para o fato de que, este ano, além das cigarras grandes terem saído de debaixo da terra para cantar, várias pequenas também fizeram o mesmo...elas não deveriam ainda ficar um tempinho nas profundezas para crescerem um pouco mais, pelo menos teoricamente? Segundo nos consta, quando um terrível cataclisma está por vir, muitos animais pressentem isso. Será que o mesmo ocorre com as cigarras?

Ah, querem saber? O jeito é brincar com o fato para "exorcizar demônios", como faz o pessoal lá no Twitter...

3 comentários:

Daniel Savio disse...

Sempre há algo menina, mas nem sempre algo tão catastrofico...

Fique com Deus, menina Sil.
Um abraço.

Unknown disse...

É.... Será o Apocalipse?! :-P

Stella disse...

Credo, Sil! Não sabia disto não. Mas o fato é que além do apagão pelo qual nós paulistas (e mais 50 milhões de brasileiros) passamos na terça, quero dizer que nunca vi tanta cigarra como neste ano aqui no condomínio. Vi não, ouvi. Que "gritaria", nossa!E são as gdes mesmo. Minha gata até atacou uma que estava perdida, tive que socorrer a pobre da cigarra.