sexta-feira, 7 de março de 2008

É mais fácil trazer nosso ouro de volta do que acabar com o xenofobismo

Aproveitando o link do post de ontem, lá vai mais uma...

Li na internet e vi na TV algumas notícias sobre brasileiros barrados no aeroporto de Madrid, na Espanha. Sem dúvida, episódio lamentável. Quero ver o que vão achar se o Brasil resolver fazer o mesmo, barrando os espanhóis que vem para cá... Aliás, se todos os países latinoamericanos e africanos resolverem fazer isso junto, afinal, os brasileiros não são as únicas vítimas desse xenofobismo todo por lá...

Agora há pouco lembrei-me da riqueza da Catedral de Sevilla. O sentimento que tive ao conhecer seu interior, anos atrás, foi muito confuso: um misto de prazer estético com desconforto ético. Era uma bela catedral, mas ao lembrar-me que aquele ouro todo veio de nosso continente, confesso que me sobreveio um grande mal estar. Triste, penso: é mais fácil pegarmos todo o nosso ouro de volta do que tirar o xenofobismo da cabeça e do coração de muitas pessoas.

Mas gente, faço questão de deixar claro aos amigos espanhóis ou descendentes de espanhóis e às amigas casadas com espanhóis, caso leiam este post, que não tenho nada contra vocês e nem contra o país. Estou criticando é a atitude de desrespeito e preconceito contra os estrangeiros. Aliás, a Espanha é um de meus países prediletos e, inclusive, adoro Madrid. Acho que esse meu texto aqui não deixa dúvidas quanto ao que quero dizer.

Crédito da Foto: Patrícia Camargo Magalhães em http://noticias.uol.com.br/ultnot/2008/02/20/ult23u1217.jhtm

Um comentário:

Anônimo disse...

El oro de España se lo llevó Stalin a Rusia (El Oro de Moscú) por decisión del desprestigiado Gobierno Negrín