quarta-feira, 12 de março de 2008

Internet: ponte para as amizades

Outro dia, fiquei emocionada: a Júlia Ardon, da Costa Rica, fez menção ao Esquina da Sil em seu blog. , no dia 6 de março. Agora, volta e meia, trocamos mensagens via internet. E tudo começou por causa do post "Pela Paz entre os Latinoamericanos", da semana passada. A Nilce, de Angra dos Reis (RJ), enviou-me por email uma mensagem muito linda agradecendo pela amizade, fato que também me pegou de surpresa. Por essas e outras é que gosto muito de internet: ela facilita o contato com os amigos e familiares que estão distantes geograficamente, mas pertinho do coração. E ainda te proporciona a formação de novas amizades que talvez você nunca fizesse se não fosse este veículo.

É muito gostoso fazer um amigo primeiro virtualmente e depois conhecê-lo "ao vivo". Foi assim com Rose, Stella, Valéria, Luciana, Kleiton, Chico Pedro, Jara, André Perine, Míriam Mirah, Noia, André Cesário, Fábio, Diko, Ricardo, Su. Espero não ter esquecido ninguém... E espero um dia ter a mesma oportunidade de conhecer a Júlia, a Nilce, a Luana, o Marcelo, o Tavito, o Jorge, o Emílio, o Jica e tantos outros...

Essa proximidade virtual com jeito de real é um fato interessante: muitas vezes, os amigos feitos primeiro pelo ciberespaço têm uma identidade mais forte contigo. Talvez, à distância, a pessoa possa ficar mais "desarmada" e mostrar um pouco mais do que ela é desavisadamente, pelas entrelinhas de um scrap no Orkut, de um e-mail ou de um comentário sobre um post "blogal". Bem, sei lá, é apenas uma humilde hipótese...só sei que minhas experiências "internéticas" têm sido muito felizes.

Volta e meia vejo em matérias de TV ou de jornais gente culpando a internet por crimes, brigas, traições conjugais e tantas outras. Mas será que a questão é tão simples assim? A raiz de boa parte desses problemas não está na máquina, está no ser humano. Acho que isso explica muita coisa...


7 comentários:

James Figueiredo disse...

Ôu, e as amizades de longa data re-encontradas, são o quê, carne moída, é?! >:(

Brincadeira, Silvana!
Beijão,
J.

Silvana Isabel disse...

Ahaaa...eu sabia que haveria alguma demonstração explícita de ciúmes de alguma das amizades tecidas a partir da convivência diária "ao vivo", ehehe.
James, adorei tua reação. Não fique com ciúmes, você sabe que tua cadeira em meu coração é cativa. E aproveito pra fazer propaganda de seu blog...pessoal, o blog do James Figueiredo, um dos melhores desenhistas de Brasília, é o "Pirâmide Asteca". O link está aí do lado direito do blog, ok. Beijos!

Rose de Sampa disse...

Que bom! Eu puxo a fila...
Será que é porque eu ataco por todos os flancos pra construir essa relação?hehehehe!

Realamente o problema não está na máquina...
Alguém já leu Madame Bovary? A culpa está no tédio...

James, tem toda razão de reivindicar seus direitos adquiridos! hihihi! Silvana é amiga pra se guardar no lado esquerdo do peito!

Julia Ardón disse...

Así es, querida Silvana, que del abrazo de las palabras podamos pasar al abrazo de los brazos.
Mientras tanto hagamos lo mejor que podamos.
Gracias por lo bonito que decís. Acá seguimos "trabajando"

Besos

bruxinh@ disse...

Que bonitooo Silvana!!! estou aqui mostrando p todos aqui de casa...rs

sobre a amizade aqui pela telinha, não é com todos que adicionamos em nosso orkut que encontramos uma grande amizade... uma amizade mais forte, verdadeira e que temos a vontade de abraçá-la e poder fazer deste carinho todo uma linda realidade.
Outro dia encontrei aqui uma parente q não conhecia,de sampa; foi tão frio..talvez fosse melhor nem ter encontrado...rs...e outras pessoas que adicionamos e não tem nada em comum com a gente...
concordo c vc sobre o fato de existir pessoas mal intencionadas, mas agradeço esta tela de pc, pois foi aqui q encontrei pessoas tão boas,verdeiras irmãs!!
vc é minha irmãnzinha especial!
(vc e Rose)
vc mora longeee, mas saiba que tá aqui pertinho...
Que Deus te guarde sempre
Nilce

su parente souza disse...

Essas coisas sempre acontecem quando surge uma nova tecnologia, basta ver a história dos telégrafos (transporte do que chamo de "serial" killer através dos impulsos elétricos.
Até Lulu Santos errou feio ao falar na música [..]S.O.S solidão.. como uma referência as amizades virtuais. Em tudo existe o BOM-RUIM-INDEFINÍVEL, creio que tudo dependa da finalidade, sempre foi assim e ainda continuará por um bom tempo. Não olho para a cara da TV já há um bom tempo, mas até onde saiba, tem de tudo, em todas as horas e para todos os gostos. Idem com cinema, livros, rádio, jornal, revistas e ....
E viva a Silvana e sua esquina!
Ela é um ASTRO e tem um monte de SATÉLITES que orbitam. Isso também não é para qualquer um. A vida pode ser vista como na astronomia: Tem gente que nasce ASTRO, outros SATÉLITES e COMETAS, QUASARES, BURACOS NEGROS, METEOROS, POEIRA CÓSMICA, MASSA ESCURA e aquilo que ainda não se conhece, EMPECILHOS que só atrasam os estudos. Me sinto
um satélite. A Rose é um cometa que aparece de vez em quando, fico sempre esperando que ela venha, mas é rara e quando aparece é um espetáculo a parte. A Stella é imprevisível, mais parece um meteoro pois sempre me pega de surpresa. Essa é a minha visão e é óbvio que depende de quem vê. Para muitos posso ser uma Massa Escura ou um total EMPECILHO!
Abreijos

bruxinh@ disse...

Sentimentos Virtuais



Pedaços que se encaixam
Sorrisos que se encontram
Vontades que se desejam,
Toques que já se sentem.
O silêncio que se rompe no teclar,
As vidas que se encontram a cada pensamento
O sonhar que se agita a cada segundo
Faz-nos crescer em sentimentos.
Os desejos que se cruzam,
Rompem as feridas deixadas pelo tempo.
Perdidos em delírio o vôo é lançado,
E o pouso dar-se-á
Somente no horizonte mais brilhante
Onde chegaremos a qualquer hora,
Sem sequer sairmos do lugar.

beijosssss