terça-feira, 18 de março de 2008

A forma de ovo encarece o chocolate




Agora mais uma da série "Discussões prático-filosóficas sobre forma e conteúdo"...

Cada vez que entro num supermercado ou loja de departamentos e vejo aqueles montes de ovos de páscoa, fico me perguntando qual seria o real custo dessa mercadoria. Tudo bem que eles levam embalagem especial, fitinhas, alguns carregam brinquedinhos em seu interior, entre outras coisas. Mas, mesmo assim...acho o preço da maioria deles exorbitante. Se formos comparar a quantidade de chocolate de muitos deles com, por exemplo, a quantidade existente em caixas de bombons, podemos verificar que, geralmente, vale mais a pena comprar a caixa de bombons.

Os ovos de páscoa são mais uma amostra de como é possível fazer as pessoas comprarem um produto baseado mais em seu formato que em seu conteúdo. Tudo bem que a gente tem a chance de escolher vários sabores ou recheios mas acredito que o chamariz principal é o fato de aquele chocolate estar "travestido" de ovo.

Para quem for comprar esses ovos esta semana, é bom dar uma pesquisada. Uma pesquisa da Fundação Procon-SP mostra que o preço de um ovo de páscoa do mesmo tamanho, marca e modelo pode variar até 71,15% em São Paulo. Imagino então aqui em Brasília como não deve estar essa diferença...


Um comentário:

Ana Paula Pietroluongo - CRP 01/10839 disse...

As diferenças são mesmo absurdas!!
Fomos nas lojas americanas esse fim de semana comprar o nosso ovo de páscoa. Eu e o sérgio inventamos essa tradição...na pascoa.. compramos um ovo para nós... hehehe...
Estavanis procurando o maior ovo que tinha na loja... de 800 gramas! Caí de costas quando vi o preço... mais de 40 reais!!!!
Se a gente parar para pensar que uma barra de cobertura com 1 KG de chocolate custa 12 reais... podemos dimensionar o lucro que as empresas de chocolate tem com a páscoa!!!!
Revoltante...